Colapso na saúde: Venezuela está sob 'emergência humanitária complexa', diz ONG

Colapso na saúde: Venezuela está sob 'emergência humanitária complexa', diz ONG

A ONG norte-americana Human Rights Watch afirmou, em relatório divulgado nesta quinta-feira (4), que a Venezuela está sob "emergência humanitária complexa". Equipes da entidade e especialistas em saúde pública apontaram a ocorrência de um colapso na saúde do país, com aumento na transmissão de doenças infectocontagiosas.

Segundo o G1, a ONG aponta problemas como piora nos indicadores de mortalidade materna e infantil; disseminação de doenças evitáveis por meio de vacinas, como sarampo e difteria; aumento na transmissão de doenças infecciosas como malária e tuberculose; segurança alimentar em situação crítica; e desnutrição infantil.

No documento, é cobrada uma "resposta contundente" da Organização das Nações Unidas (ONU) ao regime de Nicolás Maduro. O relatório ainda ressalta que o governo se provou ineficiente para superar a crise, piorou a situação e "se esforçou para suprimir informações sobre a dimensão e a urgência dos problemas".

A Human Rights Watch também alerta que o desabastecimento de comida na Venezuela agravou o colapso na saúde pública. De acordo com relatório da ONU, 3,7 milhões de venezuelanos estão desnutridos.

Informações do G1 
Postagem Anterior Próxima Postagem