Em vídeo publicado nas redes sociais na tarde desta segunda-feira (22), o governador Rui Costa afirmou que não participará da inauguração do novo Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça (23).
Na opinião de Rui, o evento se transformou em uma convenção político-partidária. “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse ao explicar a decisão.
Em momento de tensão com o eleitorado do Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro decidiu dobrar o número de convidados da inauguração do aeroporto, sem aumentar proporcionalmente o número de convidados de Rui. Além disso, o governo federal escalou rivais do governador para discursar no evento como o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o deputado federal Elmar Nascimento (DEM).
Rui disse que foi o responsável por convidar o governo federal para participar do evento, mas foi rebatido com covardia, no caso dos convites. “Exercitando a boa educação que aprendi, convidei o Governo Federal a se fazer presente no ato de inauguração, nesta grande festa. Infelizmente, confundiram a boa educação com covardia, e desde então, temos presenciado agressões ao povo do Nordeste e ao povo da Bahia. A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária”, declarou o governador sobre a situação.
Neste fim de semana, deputados da base pediram que o governador não fosse ao evento para não se expor a vaias e a um palanque adversário montado.
Para a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), a cerimônia deveria acontecer aberta ao público. “Além de mandar retirar as placas do governo do estado, Bolsonaro e aliados montam um teatro para vaias, sem a presença do povo, ideal para esse presidente que não gosta do Nordeste! Ele escalou rivais do governador Rui Costa para discursar no evento.”As peças publicitárias que divulgavam a obra estavam na entrada do novo aeroporto e foram retiradas durante a noite.
“Ao vistoriar as obras semana passada, Rui Costa já inaugurou, na prática, o aeroporto de Vitória da Conquista, não tem porquê ir a uma segunda inauguração artificial, junto com esse presidente que semana passada atacou o povo nordestino em uma coletiva. Rui tem 75% dos votos dos baianos e não merece tal desídias, mas se decidir ir, terá minha companhia”, concluiu Alice.
Fonte::Bahia Noticias
Novo aeroporto de #VitóriaDeConquista deve ser inaugurado por quem trabalhou e pelo povo. pic.twitter.com/iMbNjcCcI1— Rui Costa (@costa_rui) 22 de julho de 2019