Duas ações foram realizadas nessa terça-feira (21) para uma melhora na saúde pública de Salvador. A prefeitura pretende construir a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Sussuarana I, na Rua Santíssima Trindade, que poderá ser entregue até o primeiro semestre de 2021. A ordem para que a construção seja feita já foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário de saúde, Leo Prates, lideranças comunitárias, autoridades e a população. Além da permissão para que as obras se iniciem, também foi liberado o convênio com a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf/SUS). A assinatura do convênio possibilita que 24 residentes possam atuar nos postos de saúde municipais.
Segundo o prefeito, 20 novas unidades de postos de saúde serão inauguradas até o fim de 2020.
“São investimentos muito importantes. No ano passado, a atenção básica só atingia 13% da população nesta região e estamos caminhando para, no fim de 2020, chegar a mais de 54% de cobertura de saúde, saindo de nove para 53 equipes de saúde da família. Sussuarana mesmo tinha uma carência muito grande na área de saúde e a Prefeitura, entendendo isso, não só construiu um posto que funciona hoje (USF Raimundo Agripino, entregue em 2014) como vamos construir mais dois apenas aqui no bairro”, declarou ACM Neto
A USF Nova Sussuarana contará com oito equipes de saúde e serão realizados serviços de atendimento médico, enfermagem, odontologia, serviços de atendimento, além de atividades de programas como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. O posto também ofertará vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e de exames.
Dos 24 residentes que poderão integrar no programa, 12 serão médicos e os outros 12 serão odontólogos.
“Estão sendo buscados médicos residentes, que são muito qualificados, com toda a assistência das instituições acadêmicas. Temos certeza que este será um grande passo para que o problema seja resolvido de uma vez por todas”, afirmou o prefeito.
Fonte: Varela Noticias
Tags
Salvador