O governo da Bahia publicou nesta terça-feira (28) a homologação de uma licitação de R$ 1.746.354,16 para a conclusão de obras do SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), que funcionará no IML (Instituto Médico Legal) de Salvador.
O setor será responsável por necropsias em cadáveres sem conhecimento de causa mortis ou com diagnóstico de moléstia não definida ou não identificada.
Conforme descrição no Diário Oficial, a empresa vencedora do certame fará “reparos gerais visando a adequação da climatização/exaustão” na sala destinada à realização dos procedimentos.
Ao bahia.ba, a Secretaria de Saúde do Estado informou que a licitação foi aberta no fim do ano passado e, portanto, seu contrato não fora firmado para atender exclusivamente mortes sob suspeita de Covid-19.
“Esse resultado da licitação é para a conclusão das obras para a inauguração do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que irá funcionar no IML”, diz a nota enviada à reportagem.
A pasta, contudo, não informa quando o SVO será inaugurado.
“A demanda do SVO é de instituições de saúde pública ou conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS). O SVO é o responsável por determinar a causa do óbito, nos casos de morte natural, sem suspeita de violência, com ou sem assistência médica, sem esclarecimento diagnóstico e, principalmente aqueles por efeito de investigação epidemiológica, o que para a sociedade é de grande importância, uma vez que pode colocar em evidência os possíveis riscos à saúde que estão em emergência, tanto os já conhecidos quanto os que não são comuns, ou ainda casos de uma doença nova em um determinado local”, acrescenta o texto.
Fonte: Bahia.Ba
Tags
Salvador