Prefeito de Itamaraju nega implantação de leitos de UTI para tratar infectados pelo Covid-19; governo repudia


O prefeito da cidade de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), negou a implantação de 20 leitos de UTI no Hospital Geral do município, para auxiliar os tratamentos de infectados pelo novo coronavírus no extremo-sul do estado. As instalações foram combinadas entre o prefeito, o governador da Bahia, Rui Costa (PT) e o secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, numa reunião por telefone na última quinta-feira (9).

Ao chegar no local para vistoriar a unidade, os técnicos da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) foram surpreendidos pelo prefeito da cidade, que não permitiu a implantação dos leitos. O governo do estado repudiou a ação de Marcelo Angênica, e Vilas-Boas alertou pelo perigo que o Covid-19 traz para a população.

“Os pacientes acabam evoluindo dentro de 24 horas para necessidade de entubação, ventilação mecânica, sendo necessários equipamentos altamente qualificados como respiradores artificiais. Eu espero, com essa decisão que o prefeito tomou, de deixar a população exposta, sem acesso à UTI, sem acesso à ventilação mecânica, que o prefeito não precise se arrepender, caso pessoas venham a morrer no seu município nos próximos dias”, disse o secretário.

Vilas-Boas também explicou como aconteceu a reunião entre o o prefeito, o governador e ele. “Na última quinta-feira (9), eu participei de uma reunião telefônica com o governador Rui Costa e com o prefeito de Itamarajú, Marcelo. Nessa reunião ficou combinado que o Hospital Geral de Itamaraju seria transformado em uma unidade dedicada ao atendimento de pacientes portadores de coronavírus na região. O prefeito ofereceu a unidade para que nós colocássemos lá 20 leitos de terapia intensiva, que funcionasse também como porta de entrada de leitos de enfermaria de retaguarda”, disse.

Para finalizar, o secretário lamentou a atitude do chefe municipal. “Eu lamento que o prefeito tenha voltado atrás na sua decisão. Nós esperaríamos que ele tivesse contactado o Governo do Estado e manifestado o seu desinteresse, ao invés de tornar públicas inverdades que não ocorreram diante da relação respeitosa que o Governo do Estado possui com o município de Itamaraju”, afirmou.

Fonte: Varela Notícias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem