A Delegacia Territorial de Camaçari está com 26 policiais civis estão infectados pelo novo coronavírus, de acordo com denúncia do sindicato da categoria (SINDPOC) que alega irregularidades de segurança durante a pandemia.
De acordo com o presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, agentes que testam positivo para Covid-19 precisam apresentar um reteste, o que atrasa no afastamento do agente dos serviços.
“Através de denúncias dos próprios policiais, o Departamento Médico da Polícia Civil, (Demep), vem recusando afastar os policiais infectados, segundo a denúncia, o Demep está solicitando requisição médica, além de novos exames para comprovar a infecção, dificultando o afastamento dos servidores”, declarou.
Ainda segundo o presidente, as viaturas utilizadas não estão passando pelo processo correto de limpeza, presos não estão realizando testes para a detecção do novo coronavírus, os quais permanecem nas delegacias sem previsão de transferências para as unidades prisionais.
“Queremos pedir pro governo testar todos os policiais e distribuir regularmente máscaras, luvas, álcool em gel e outros equipamentos de proteção individual. Além disso, é preciso desinfetar as delegacias”, afirmou.
Em nota, a Polícia Civil informou que nenhum servidor foi afastado por conta de retestagem. ” O exame padrão ouro (com maior confiabilidade de resultado), o RT-PCR “Swab nasal” é utilizado pelo Demep como procedimento de diagnóstico final para a Covid-19, realizado após a sorologia IgM, IgG, conforme os prazos descritos nos protocolos referentes”, disse um techo do comunicado.
A PC também afirmou que viaturas e unidades passam por desinfecções regulares, realizadas por equipes epidemiológicas das pastas municipais da saúde e equipes de higienização das delegacias. Sobre os custodiados, o órgão disse que aqueles que estejam com suspeita da doença são testados pelas secretarias munipais de saúde.
Fonte; Varela Notícias
Tags
Denúncia