Uma grande explosão foi vista nesta terça-feira, 4, em Beirute, capital do Líbano. De acordo com o jornal israelense Haaretz, a duas explosões seguidas teriam acontecido em uma fábrica de fogos de artifícios, mas segundo a agência de notícias Reuters, o local era um depósito de explosivos. Ainda não há informações oficiais sobre mortos e feridos, e nem sobre o que causou a tragédia.
Segundo o jornal libanês The Daily Star, há dezenas de vítimas fatais e centenas de pessoas machucadas. Em declaração à rede televisiva libanesa LBCI, o ministro da Saúde do país disse à emissora que havia um “número muito alto” de feridos e uma grande quantidade de danos. A emissora de televisão Al Mayadeen disse que centenas de pessoas ficaram feridas.
Segundo a agência Reuters, até as 14 horas desda terça, 20 horas no horário local, ao menos 10 corpos haviam sido levados para hospitais da cidade.
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ouvir um forte barulho, seguido por uma nuvem de fumaça que lembra o formato de cogumelo — comum em situações em que há explosão de bombas. A explosão mais forte parece ter acontecido depois de uma outra, mais fraca, que já chamava a atenção das pessoas, que começaram a filmá-la.
Há relatos também de danos causados em prédios vizinhos ao local que fica localizado na zona portuária da cidade e de caos nas ruas da região central. Segundo a rede televisiva libanesa LBCI, foi registrado danos na residência do ex-primeiro-ministro Saad Hariri, que fica no centro de Beirute.
Fonte: Exame
Fonte: Exame
Veja os vídeos da explosão registrada em Beirute, no Líbano:
Just received this video!!! Everyone stay safe. #Beirut pic.twitter.com/2t5a82Ha67— Zaiنab Hijazi (@zainabhijazi97) August 4, 2020
Tags
Mundo