O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse em entrevista à TV Brasil na 2ª feira (9.ago.2021), que “universidade deveria ser para poucos, nesse sentido de ser útil à sociedade”. Segundo ele, os institutos federais, que formam técnicos, serão a “grande vedete” do futuro, ou seja, os protagonistas....
O ministro afirmou que, em países como a Alemanha, poucos fazem universidade. “Tenho muito engenheiro ou advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida. Se fosse um técnico de informática, conseguiria emprego, porque tem uma demanda muito grande“, afirmou. A declaração foi feita durante o programa “Sem Censura“....
Ribeiro falou ainda sobre ideologia política de educadores e reitores. “Não é no meio de uma guerra que a educação pode progredir. Se a gente for discutir com os professores sobre a ideologia deles, a gente nunca vai chegar a um consenso”, disse, ao afirmar que essa foi a 1ª conversa que teve com os reitores das universidades federais ao assumir o ministério....
Segundo ele, alguns reitores optaram por “visão de mundo à esquerda, socialistas”. O ministro afirmou manter diálogo com os gestores das universidades, mas disse que “reitor tem que cuidar da educação e ponto-final” e “respeitar quem pensa diferente”....
“As universidades federais não podem se tornar comitê político de um partido A, de direita, e muito menos de esquerda”, disse Ribeiro. O ministro também voltou a defender o retorno do ensino presencial nas escolas....
“Nós estamos vivendo um tempo em que a educação foi tomada por um viés político e ideológico. […] Infelizmente, alguns maus professores -a grande maioria está querendo voltar e se preocupa com as crianças- fomentam a vacinação deles, que foi conseguida; agora [querem a imunização] das crianças; depois, com todo o respeito, para o cachorro, para o gato. Querem vacinação de todo jeito. O assunto é: querem manter escola fechada”, declarou....
Em entrevista à Rádio Bandeirantes na 2ª feira (9.ago), Milton Ribeiro defendeu o retorno das aulas presenciais como principal alternativa para recuperar as perdas educacionais dos alunos do ensino público brasileiro. Ele atribuiu a demora do retorno ao ensino presencial aos secretários de educação municipais e estaduais....
“Isso dificultou o trabalho do MEC. O MEC tentou o retorno às aulas de uma maneira cuidadosa, diante de uma doença desconhecida, há muito tempo”, afirmou....
Fonte: Poder 360
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