Bombeiros militares e brigadistas conseguiram controlar o incêndio que atingia a região de Lençóis, após cinco dias de força-tarefa. A atuação, no momento, se concentra em monitorar possíveis novos focos e reignições, que acontecem quando o incêndio já combatido e extinto reinicia, devido às brasas e aos focos escondidos.
O Corpo de Bombeiros informou que o combate direto contou com apoio de duas aeronaves modelo Air Tractor. A operação fez, também, a limpeza ao redor das áreas atingidas para evitar novas queimadas, debelando as chamas que, se não tivessem sido contidas, poderiam ter chegado às residências.
“Durante o monitoramento, aviões não são necessários e foram realocados para outros municípios baianos onde os trabalhos contra o fogo continuam”, explicou, em nota, o major Bombeiro Militar (BM), Murilo Rocha, comandante da Base Chapada.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, os militares saem, diariamente, por volta das 5h e, na maioria das vezes, andam por alguns quilômetros para iniciar o trabalho de contenção das chamas que, em algumas localidades da Chapada, são difíceis por conta do terreno ser muito íngreme e com fissuras no chão.
Pás, foices, mochilas costais, abafadores e sopradores são alguns dos equipamentos utilizados no trabalho. O monitoramento da área dura em torno de 72 horas, a depender das condições climáticas, do tipo de terreno e de outros fatores que influenciam o comportamento dos incêndios florestais.
Fonte: A Tarde
Tags
Interior Da Bahia