Foto: Bruno Concha/Secom |
A Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contabilizou 16,6 mil animais, entre cães e gatos, castrados na capital baiana, em 2021, através do serviço de castração itinerante oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Salvador, o Castramóvel. No período, o procedimento foi disponibilizado em oito bairros da cidade: São Cristóvão, Piatã, Sussuarana, Pau da Lima, Pirajá, Paripe, Águas Claras e Cassange.
“Temos uma programação para o primeiro semestre de 2022, a começar pelo Centro Histórico, já a partir da primeira semana de janeiro”, disse a diretora da Dipa, Tainara Ferreira.
Ela alertou que o número de castrações deste ano poderia ter sido maior, o que não ocorreu devido à quantidade expressiva de tutores de animais que agendaram a cirurgia, mas não compareceram ao compromisso marcado.
Tainara explicou ainda que, em função dos cuidados pós-operatórios demandados pelo animal castrado, o procedimento é realizado apenas por intermédio dos tutores, motivo pelo qual os animais abandonados não são atendidos por esse serviço.
“A castração estende a vida do animal, reduz sua agressividade, realiza o controle populacional e previne doenças, como tumores nas gatas e cadelas. Animais saudáveis, com idade entre 6 meses e 5 anos, podem ser castrados sem problemas” explicou a diretora.
O agendamento gratuito da castração pode ser feito através do e-mail dipa@gmail.com, ou presencialmente, na unidade do Castramóvel localizada na Rua São Paulo, 145, no bairro de São Cristóvão. Em ambos os casos, o tutor do animal deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
Fonte: Bahia. Ba
Tags
Salvador