Devido a pandemia da Covid-19, a tradicional Festa da Mulher de Jacobina e sua Caminhada não puderam ser realizadas nos anos de 2020 e 2021. Este ano as mulheres da região de Jacobina, no interior da Bahia, poderão se reunir e festejar novamente na Caminhada da Mulher, que será realizada no sábado, 23 de julho, às 16h.
A Caminhada é o evento em prol da Festa da Mulher e acontece em formato de micareta, com trio elétrico, saindo da Praça Rio Branco, passando pelos principais pontos da cidade e encerrando o percurso em frente ao Clube da Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro. As atrações deste ano são Branquinho, Vânia Elke, Túlio Rocha, Daianne Rocha e DJ Suris.
De acordo com a organizadora responsável pela festa neste ano, Alzira Sangalo, a estimativa do evento é de reunir mais de 1,5 mil pessoas. “A Caminhada da Mulher é um carnaval fora de época que reúne cerca de mil pessoas da cidade de Jacobina e circunvizinhas. Como é um evento em prol da Festa da Mulher, os homens também poderão participar da folia. Este ano, por conta da pausa de dois anos e da ansiedade pela volta da comemoração, acreditamos que serão mais de 1,5 mil pessoas na Caminhada”, explicou Alzira.
As camisas para participar da Caminhada começaram a ser vendidas na última sexta-feira (1º) nos pontos: Casa das Alianças, Sangalo Embalagens, Academia K Fitness, Salão Hana Oliveira, Ótica Globo e loja da Natura Morena Flor, localizada no calçadão. Os valores estão no 1ª lote, a camisa está de R$ 50,00 e a casadinha de R$ 90,00.
A Festa da Mulher de Jacobina tem 38 anos, se tornando tradição no município. É um evento sem fins lucrativos, realizado por mulheres para mulheres, com o objetivo de empoderá-las. Antes da realização da Festa, a comissão organizadora de cada ano faz vários momentos como palestras sobre saúde, direitos e espaço de trabalho feminino. A Caminhada é o festejo inicial, onde será divulgado a data e o tema da Festa da Mulher 2022.