Da Redação |
A empresária Carolina Scheffer pintou o rosto e o corpo de preto, prática considerada ofensiva e conhecida como “blackface”, para ir a uma festa à fantasia no sábado (20), em Cuiabá (MT). As imagens da mulher fantasiada de “Nega Maluca” gerou revolta nas redes sociais. As informações são do O Globo.
Além da pintura corporal, Carolina, que é sócia do Grupo Scheffer, usou uma peruca de cabelos crespos. A fantasia da empresária, que é branca e loira, ainda contava com um vestido justo, batom vermelho, brincos de argolas e outros acessórios.
Em entrevista com O Globo, Vinicius Brasilino, integrante da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras e Saúde (Refrano), criticou a atitude da empresária e considerou a fantasia dela como racismo.
“Tem práticas que mesmo abominável ainda tem pessoas que tem a pachorra de reproduzir. Blackface não é sobre fantasia, é sobre o racismo que violenta nossos corpos e zomba a nossa história. Essa é Carolina Scheffer que se achou no direito de se pintar de preta enquanto o feminicídio mata majoritariamente as mulheres negras. Tem que ser denunciado. Se quiser fantasiar se fantasie de qualquer coisa, mas não se pinte de preto. Racistas não passarão!”, disse.
Procurada, a assessoria do Grupo Scheffer informou que se tratava de uma festa particular e, como o assunto não tem relação com a empresa, não iria se manifestar sobre o caso.
O Globo não conseguiu contato com a empresária Carolina Scheffer.
Fonte: Istoé
Tags
Brasil