Foto: Agência Brasil |
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) gastou R$ 1,2 bilhão para a construção de poços no sertão, mas não tem sido usados para entregar água aos moradores dessa região.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, poços abertos pelo governo federal estão lacrados. As obras pararam pela metade e bombas de retirada de água não foram instaladas.
Os documentos obtidos pelo jornal mostram irregularidades em pregões milionários feitos em menos de dez minutos, e a reserva de recursos para abertura de novos poços sem que outros sejam concluídos. O resultado é um cemitério de poços abandonados.
No povoado da Alagoinha, por exemplo, o governo federal cavou um poço público, mas a bomba não é potente para abastecer casas que ficam na parte alta do lugar.
“A água tem gosto de sal. Em vez de espumar (com sabão), ela vira um material diferente. A gente põe a água no corpo quando está tomando banho e pode passar o sabão dez vezes: todas as dez vezes sai sujo”, disse o morador Antônio Francisco da Silva Costa, o Antônio Marçal, de 54 anos.
Fonte: Metro 1
Tags
Brasil