Foto: Jamile Amine/bahia.ba |
O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta segunda-feira (5) que a implantação de linhas de ônibus com veículos elétricos substitui “perde-perde com o ganha-ganha”, fazendo um comparativo com o modelo tradicional. Na solenidade em que foram entregues os primeiros 20 ônibus elétricos para linhas do transporte metropolitano, o chefe do executtivo estadual lembrou que o modelo tem cerca de 10% do número de peças e componentes do que nas unidades de frotas à diesel, reduzindo o custo operacional com a manutenção do equipamento.
“A população vai ganhar o serviço de ar-condicionado, wi-fi já me sopraram aqui que é 400 mega cada ônibus dess”, acrescentou Rui. O gestor apontou ainda o ruído menor e a facilidade para os motoristas ne condução dos veículos elétricos, de modelo automático. A Secretaria de Infraestrutura do Estado investiu R$ 44,7 milhões nos primeiros 20 veículos, correspondentes a 5% da frota no transporte metropolitano.
Segundo o governador, no sistema à diesel “todo mundo perde e o povo perde mais ainda e fica revoltado”. “Os usuários ficam insatisfeitos, porque o serviço é ruim. Os empresários vivem tentando sobreviver e não falir seu negócio. Alguns já faliram. E o poder público também não está satisfeito”, argumetou.
Fonte: Bahia. Ba
Tags
Bahia