Foto: Ricardo Stuckert |
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou sua distância para o segundo colocado na corrida presidencial, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), e poderia vencer no 1º turno, caso as eleições fossem hoje. As informações são da nova pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (22).
Lula tinha 45% no levantamento anterior, publicado na última quinta (15), oscilou 2% para cima e agora tem 47% das intenções de voto. Bolsonaro, por outro lado, manteve os mesmos 33% obtidos na pesquisa passada.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 8% para 7% da preferência, seguindo empatado tecnicamente com a senadora Simone Tebet (MDB), que ficou estável com 5% das intenções de voto.
A senadora Soraya Thronicke (União) oscilou negativamente de 2% para 1%. Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Felipe D'Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Eymael (DC) não pontuaram.
Brancos e nulos somaram 4%, enquanto 2% dos eleitores se disseram indecisos.
Segundo o instituto, Lula venceria no primeiro turno, porque sua pontuação (47%) supera a soma das intenções de voto de todos os seus adversários (46%), fazendo com que ele tenha a maioria dos votos válidos.
O Datafolha entrevistou 6.754 eleitores presencialmente em 343 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022.
Fonte: Bahia Notícias