Deputados da Bahia alteram autodeclaração e deixam de ser brancos entre eleições de 2018 e 2022; saiba quem são


Dupla de deputados da Bahia havia se declarado branca na eleição de 2018/Foto: Joilson César/BNews Vinícius Dias

Uma verdadeira transição racial. Um importante deputado do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia decidiu modificar a autodeclaração étnica feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as atuais eleições. Em 2018, ele se declarava da etnia branca. Já em 2022, mudou de etnia e agora se vê como uma pessoa preta.

O deputado em questão faz parte da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PC do B e PV. Ele tenta reeleição à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), de onde é líder do Governo Rui Costa (PT). Trata-se de Rosemberg Pinto (PT).


Ainda na Federação, uma outra deputada que busca reeleição, essa à Câmara dos Deputados, fez autodeclaração fez o mesmo caminho: Alice Portugal (PC do B) se declarou como branca em 2018 e modificou a autodeclaração para parda em 2022.

Foto: Joilson Cesar/BNew

Segundo o IBGE, a raça negra é formada por pretos e pardos. A Lei Eleitoral exige que os partidos forneçam mais recursos para candidatos negros.

Em meio à divulgação dos dados de candidaturas dos postulantes a cargos nos poderes Executivo e Legislativo (estadual ou federal), algumas informações que constam no site especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o assunto estão repercutindo na internet.

No Brasil, nove em cada 100 candidatos que disputarão as eleições de 2022 mudaram a autodeclaração de cor/raça que deram em 2020. Ao todo, 2.510 candidatos fizeram a alteração. O número é maior do que em 2018, quando 2.431 candidatos fizeram a mudança em relação à eleição imediatamente anterior, de 2016.

Outros candidatos
A equipe do BNews também fez uma pesquisa, no mesmo portal do TSE, para saber como responderam este item do questionários dos demais candidatos ao Governo da Bahia.

Jerônimo Rodrigues (PT), autodeclarou-se indígena. O vice dele, Geraldo Jr (MDB), pardo. João Roma (PL) aparece como branco.

A autodeclaração de ACM Neto (União Brasil) como pardo tem sido motivo de polêmica no meio político e também entre eleitoras e eleitores. O ex-prefeito de Salvador vem rebatendo as acusações de tentar se aproveitar de um fundo eleitoral diferenciado e defende a autodeclaração.

Sua vice, Ana Coelho (Republicanos), também havia se declarado parda, mas fez retificação junto ao TSE e agora está identificada como branca. Sobre a autodeclaração racial, Ana coelho afirmou que verificou o erro no sistema e fez a alteração para "acabar com as especulações".

A vice, Leonídia Umbelina (PMB), preta. Por último, Kleber Rosa (PSOL), aparece também como preta no item cor/raça. Ronaldo Mansur, candidato a vice dele, se autointitulou como pardo.

Fonte: BNews 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem