Grupo de 13 alunos e professores da rede municipal de Jacobina embarcam para intercâmbio em Portugal neste domingo


Viagem faz parte do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, que trabalha História fora da ótica dos livros didáticos tradicionais

Viajar para conhecer uma parte importante da sua própria História! Ir a Portugal e percorrer os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil em um intercâmbio cultural de 10 dias. Essa será a oportunidade de 12 estudantes e 1 professor da rede pública de Jacobina que participam do “Era uma Vez… Brasil”, projeto que trabalha em escolas municipais brasileiras a História não contada pelos livros didáticos tradicionais, dando voz a outras narrativas históricas invisibilizadas no país. De malas prontas, eles se juntam a outros 80 intercambistas brasileiros que partem de três estados brasileiros – Bahia, São Paulo e Pernambuco – neste domingo, dia 13 de novembro.

A viagem é uma das etapas do projeto “Era uma Vez… Brasil” que reconta a História do Brasil, trabalhando na sala de aula de escolas municipais brasileiras narrativas que exaltam a importância dos povos originários e quilombolas na construção histórica do país. No grupo estão estudantes e professores, de oitavo ano, da rede pública de ensino de oito cidades brasileiras: na Bahia, além de Jacobina, de Salvador e Mata de São João; Belo Jardim, em Pernambuco, e Ribeirão Preto, Serrana, Lençóis Paulista, Macatuba, em São Paulo.

Muito além de uma viagem turística internacional, os participantes têm no intercâmbio a continuidade de um processo pedagógico que teve início junto ao ano letivo das escolas e veio se desenvolvendo ao longo dos meses de 2022. Nesse período, quatro etapas deram conta de trabalhar a formação de docentes e alunos com foco no tema do projeto: ‘a colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro’.

Em Jacobina, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e com o patrocínio importante da Yamana Gold. “Ficamos felizes em continuar apoiando esse projeto, que representa bem o nosso propósito de colocar a responsabilidade social em prática a partir da educação. Os intercâmbios permitem que novas gerações possam se conectar com sua ancestralidade para conhecer mais a fundo a história do Brasil. E essa experiência é valiosa também para formar cidadãos e exaltar a cultura local. Ano que vem, continuaremos contribuindo para fortalecer a inciativa”, afirma Edvaldo Amaral, gerente-geral da JMC Yamana Gold. Na cidade, o projeto contou com mais de 460 inscritos de 9 escolas.

Em um programa de atividades educativas, artísticas e culturais, o “Era Uma Vez… Brasil” exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo.

Uma das referências básicas para o trabalho é o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes, que é também padrinho do projeto. Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.

A caminho de Portugal

Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas a pontos históricos, o grupo visitará escolas de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os produtos produzidos por eles durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de histórias em quadrinhos (HQs) “O Outro lado da História”.

“Além do momento mais esperado pelos alunos, a viagem é também uma das etapas mais significativas do projeto. A vivência de estar em outro país, para a grande maioria deles, pela primeira vez, e conhecer um lado das suas origens, aprendendo sobre outra cultura, percorrendo caminhos que só viram nos livros e trocando conhecimento com outros jovens é uma experiência muito marcante para os estudantes”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.

O projeto contou nesta 6ª edição com mais de 3 mil inscritos de 82 duas escolas em todo país e além de contar com parceria das Secretarias Municipais de Educação de cada cidade participante, tem patrocínio de Grupo Moura, Lwart Soluções Ambientais, Rodonaves Transportes, Yamana Gold e Usina da Pedra. Em cinco anos consecutivos de projeto, foram beneficiados mais de 11 mil jovens, 446 escolas e de 30 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.

Prefeitura de Jacobina, escrevendo uma nova história!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem