Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação | Por Redação |
O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou, nesta quinta-feira (26), o primeiro pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assumiu o mandato no dia 1º de janeiro. Ele alega crime de responsabilidade.
Segundo o parlamentar, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula cometeu uma "falha grave" ao criticar o também ex-presidente Michel Temer (MDB), durante sua visita ao Uruguai, na última quarta-feira (25). Na ocasião, ele chamou o emedebista, que chegou ao poder após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), de golpista.
“É uma afronta aos poderes constituídos do Brasil. Quando o presidente vai ao exterior, falando em nome do país e fala em golpe de Estado, está cometendo um crime de responsabilidade grave e precisa responder. Na minha observação, Lula, mesmo estando no início do mandato, cometeu uma falha grave e merece ser objeto de um processo de impeachment”, escreveu Ubiratan nas redes sociais.
Cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), analisar o documento e decidir se vai abrir ou arquivar. Durante seu mandato, Bolsonaro foi alvo de 158 pedidos de impeachment, mas nenhum deles foi aberto.
Fonte: Varela Net
Tags
Política