O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto, em momento da solenidade de posse presidencial, em Brasília, na tarde deste domingo (1º).
Lula foi acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que conduziu um cachorro. O presidente seguiu de mãos dadas com representantes da sociedade civil, incluindo a população negra, indígena e com deficiência. Após chegar ao Palácio do Planalto, Lula recebeu a faixa presidencial e chorou.
Com a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-vice-presidente Hamilton Mourão, quebrando a tradição da entrega, a faixa foi entregue por representantes da sociedade.
"Quero me dirigir também aos que optaram por outros candidatos: vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todos e todas, olhando para nosso luminoso futuro em comum e não pelo retrovisor de um passado de divisão e intolerância", afirmou Lula.
"A ninguém interessa um país em permanente pé de guerra ou uma família vivendo em desarmonia. É hora de reatarmos os laços com amigos e familiares rompidos pelo discurso de ódio e pela disseminação de tantas mentiras. Chega de ódio, fake news, armas e bombas. Nosso povo quer paz para trabalhar, estudar, cuidar da família e ser feliz", disse.
Fonte: CNN