Alunos do projeto Xeque-Mate Educacional do Ineec participaram do 1° Open de Xadrez de Jacobina-BA

Esquerda pra direito: prof João Paulo Barbosa, Eliseu Jesus, Derique Rian, Kaique Silva e prof Sivanilton Ribeiro

Foi realizado no sábado 06, o 1º Opem de Xadrez de Jacobina, o evento aconteceu na Vila Ribeiro em Itaitu – Jacobina-BA e contou com a presença de vários enxadristas da região. Tendo em vista os novos projetos de implantação do jogo nas escolas públicas do município, o professor de Educação Física Sivanilton Ribeiro idealizou o 1º Open de Xadrez para disseminar a cultura do esporte e homenagear o saudoso Valmor Liberato falecido a sete anos. Valmor foi um dos criadores do clube que durante muito tempo funcionou na AABB com encontros as sextas feiras sempre às 17h o que marcou várias gerações. 

O xadrez como auxilio no processo pedagógico desenvolve as capacidades cognitivas aumentando a concentração e despertando a busca pelo conhecimento, hoje são mais de 250 inscritos no projeto Xeque-Mate Educacional promovido pelo Instituto Nacional de Esporte Educação e Cultura (INEEC) que beneficiou ao longo de um ano, alunos até 18 anos de idade e que estudam nos colégios Deocleciano, Comuja e Felicidade (CETEP) tendo como coordenado em Jacobina o Professor de Educação Física João Paulo Barbosa. 

O evento iniciou às 9h com café da manhã servido aos participantes, as partidas deram início por volta das 10h30 tendo na mesa 01 Vitor Ribeiro de apenas 10 anos enfrentando o senhor Arturo o mais experiente “membro da velha guarda”. O sistema suíço foi usado para gerenciar o torneio disputado em 06 rodadas. Quatro alunos do Ineec estiveram representando suas escolas são eles: Eliseu Jesus, Kaique Silva e Cerfas Almeida (este último não pode estar presente por questões de saúde) representando o Colégio Deocleciano e Derique Rian representando o Cetep. Outro aluno que também chamou atenção foi o Françoar, acompanhado pelo seu professor eles vieram da cidade de São José do Jacuipe para buscar o título de campeão e logo nas primeiras partidas já era possível ver o desempenho do garoto de apenas 16 anos que das seis partidas perdeu apenas uma, porém no critério de desempate ele levou a melhor sagrando-se o vencedor do torneio. 

Ao final, um belo churrasco foi apreciado pelos jogadores que se divertiram ao som da voz e violão de Valberto Cruz e Lucas Barbosa contando clássicos da MPB entre outros. Sucesso para nossos meninos de ouro, esse foi o primeiro passo para grandes conquistas em suas vidas, que venham outros campeonatos.

Por JP Barbosa - Ascom do Clube de Xadrez de Jacobina- Ba





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem