Clube de Xadrez de Jacobina realiza torneio em homenagem ao saudoso Walmor Liberato

Arturo Dalforno da velha guarda x Vitor Ribeiro, de apenas 10

Jacobina, 06 de maio - No último sábado, o Clube de Xadrez de Jacobina promoveu o emocionante 1º Open de Xadrez em memória ao estimado Walmor Liberato. O evento, realizado na Vila Ribeiro em Itaitu, contou com a participação de diversos enxadristas da região e marcou o início dos projetos de implementação do jogo nas escolas públicas de Jacobina. Sob a direção de eventos do clube, o professor Sivanilton Ribeiro idealizou o torneio com o objetivo de disseminar a cultura esportiva e prestar homenagens ao saudoso Walmor, um dos fundadores do clube que por muitos anos reuniu entusiastas todas as sextas-feiras às 17h na AABB, deixando um legado marcante para várias gerações.

O xadrez tem se mostrado uma valiosa ferramenta pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, aumento da concentração e estimulando a busca pelo conhecimento. Atualmente, mais de 250 alunos com idades de até 18 anos estão inscritos no projeto Xeque-Mate Educacional, promovido pelo Instituto Nacional de Esporte Educação e Cultura (INEEC), que beneficia estudantes dos colégios Deocleciano, Comuja e Felicidade (CETEP). O coordenador local do projeto em Jacobina é o Professor João Paulo Barbosa.

O torneio teve início às 9h com um café da manhã para os participantes, e as partidas começaram por volta das 10h30. Na mesa 01, o jovem Vitor Ribeiro, de apenas 10 anos, enfrentou Arturo, um dos membros mais experientes da "velha guarda". O sistema suíço foi adotado para gerenciar o torneio, que foi disputado em 6 rodadas. Quatro alunos do INEEC representaram suas respectivas escolas: Eliseu Jesus, Kaique Silva e Cerfas Almeida, que descobriram o xadrez há um ano, representaram o Colégio Deocleciano, enquanto Derique Rian, que aprendeu o jogo há apenas um mês, representou o CETEP. Outro aluno que chamou a atenção foi Françoar Gomes, acompanhado pelo professor de Matemática José Reinaldo. Eles vieram da cidade de São José do Jacuípe com o objetivo de conquistar o título de campeão, e nas primeiras partidas já era evidente o talento do jovem, que perdeu apenas uma das seis partidas disputadas. No critério de desempate, Françoar levou a melhor e sagrou-se o vencedor do torneio.

"Desenvolvo o projeto Xadrez na Escola no Colégio Estadual Berilo Vilas Boas em São José do Jacuípe, com o objetivo de estimular nos alunos a concentração, o raciocínio, a tomada de decisões, o desenvolvimento de estratégias e a interação social, além de lidar com derrotas, entre outros aspectos. O projeto faz parte da disciplina de Matemática e atende aos estudantes do ensino médio", afirmou Reinaldo.

Françoar, um jovem de 16 anos que está cursando o segundo ano do ensino médio, começou a jogar xadrez no início de 2022 e pediu ao professor Reinaldo para levá-lo ao torneio. O mestre Luciano Magrinho elogiou o desempenho do jovem, afirmando que ele tem potencial para competir em qualquer torneio ou campeonato. No entanto, Magrinho ressaltou a importância de Françoar manter a humildade e evitar a armadilha da vaidade, para que ele continue sendo admirado como competidor.

Os cinco primeiros colocados do torneio foram: Françoar, Iuri, Braulino, Sivanilton e Mateus. Além dos competidores, estiveram presentes notáveis enxadristas, como Ednaldo Santos, atual Secretário de Esportes do município, e Caio Graco, membro diretor da Federação de Xadrez de Petrolina.

Durante o evento, foram discutidos os novos nomes para compor a mesa diretora do Clube de Xadrez de Jacobina. Os indicados são: Braulino Gomes como presidente, Valberto Cruz como vice-presidente, Sivanilton Ribeiro como diretor de eventos, Luciano Ferreira como diretor técnico, Carlos Jorge (atual presidente) como diretor jurídico, Arturo Dalforno como diretor/presidente do Conselho Fiscal, David Sena como diretor de arte, Hugo Frederico como diretor de relações públicas, Derique Rian como diretor de mídias sociais e João Paulo Barbosa como diretor de comunicação e assessor de imprensa.

Ao final do torneio, os jogadores desfrutaram de um delicioso churrasco enquanto se divertiam ao som da voz e violão de Valberto Cruz, ex-Gerente do BNB, e Lucas Barbosa, ex-integrante da Banda LPM, que tocaram clássicos da MPB.

"Sinto-me profundamente grato a todos os meus irmãos enxadristas! Agradeço aos patrocinadores e parabenizo toda a comissão organizadora. Estou feliz com a participação de todos vocês, pois esse momento apenas engrandece o nosso xadrez. Foi extremamente gratificante compartilhar essa experiência com todos. Sem dúvidas, novas amizades foram construídas... Até o próximo torneio!", finalizou emocionado Sivanilton.

Ascom CXJ














































Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem