Votação no TSE é suspensa com 3 a 1 pela inelegibilidade de Bolsonaro

Ministro Alexandre de Moraes é o presidente do TSE - Foto: Carlos Moura | SCO | STF

O julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível foi suspenso, na manhã desta quinta-feira, 29, e retornará apenas nesta sexta, 30.

A votação foi interrompida pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, quando estava no placar de 3 a 1 pela condenação de Bolsonaro, o que resultaria em uma inelegibilidade de oito anos.

Até o momento, votaram pela condenação os ministros Benedito Gonçalves, relator do processo; Floriano Marques; e André Ramos. Apenas o ministro Raul Araújo divergiu.

Nesta sexta, a partir das 12h, estão previstos para votar a ministra Cármen Lúcia e os ministros Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Caso pelo menos mais um ministro vote pela condenação, Bolsonaro não poderá disputar qualquer cargo efetivo até outubro de 2030, completando oito anos de punição contados a partir do último pleito eleitoralmente disputado.

Bolsonaro é acusado de abuso de poder e de uso indevido dos meios de comunicação social no caso da reunião com embaixadores de outros países no Palácio do Planalto, em que o então presidente atacou o sistema eleitoral e as instituições democráticas do Brasil.
Fonte: A Tarde

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem