Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil |
O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União apresentou uma petição solicitando que o TCU tome as medidas apropriadas para investigar indícios de irregularidades praticadas pelo ex-procurador da República Deltan Dallagnol.
"Ao que parece os encontros e conversas ocorreram sem pedido de assistência formal e, durante as conversas e visitas, os procuradores da Lava Jato teriam sugerido aos americanos maneiras de driblar um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitisse que os EUA ouvissem delatores da Petrobras no Brasil", diz um trecho da representação.
O documento é assinado pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, que destaca o fato de o governo brasileiro ter sido excluído das negociações como um ponto de atenção.
A petição foi motivada por uma reportagem do portal UOL que revelou que, durante seu período na liderança da extinta "lava jato", Dallagnol intencionalmente deixou de incluir o governo brasileiro nas negociações com autoridades norte-americanas sobre a divisão das multas cobradas da Petrobras.
Fonte: Metro 1
Tags
Política