Uma operação conjunta entre a Polícia Militar através da 24ª CIPM comandada pelo Maj PM Wilner Souto e o Instituto do Meio Ambiente (INEMA), resultou na desativação de um garimpo ilegal de ouro no povoado de Lajedo no município de Saúde.
Na incursão realizada pelos policiais militares foram capturados nove garimpeiros, sendo um menor com 17 anos de idade, além de todo o material e equipamentos utilizados, tais como: (02) motores, (01) esteira de lavar cascalho, (01) máquina retroescavadeira, (01)cilindro, (01) gerador,01) motor serra, diversas ferramentas, (01) lixadeira, (01) máquina de solda, (01) maçarico e (01) veículo Toyota Hilux.
A operação foi realizada após denuncia de moradores que observaram a mudança na coloração da das águas da nascente do Rio Payaya onde tal ação ilegal, provocou desmatamento e poluição do rio através do rejeito do minério.
Todos os indivíduos, juntamente com os objetos apreendidos, foram conduzidos para a sede da 16ª Coorpin em Jacobina, onde os prepostos do INEMA procederam com a apresentação ao delegado plantonista, para que sejam adotadas das medidas cabíveis.
Fonte: Augusto Urgente!