Decisão ocorreu no último domingo, 06 de Agosto, há um ano das convenções partidárias |
O atual prefeito de Jacobina sai na frente no que diz respeito ao pleito eleitoral 2024, com montagem da chapa majoritária, além dos inúmeros partidos que já conquistou para sua base aliada, tendo como premissa o arco de alianças do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula.
No último domingo (06), o grupo político ligado ao prefeito de Jacobina, Tiago Dias optou pelo nome do advogado e procurador do município, Lucas Dias, como pré-candidato a vice-prefeito na possível chapa majoritária no pleito eleitoral em 2024. Embora prematura, a decisão busca consolidar e tornar o jovem causídico mais popular.
Lucas é filho do ex-vereador e bancário aposentado João Dias e da bancária Edilene Dias. Jacobinense, o novo nome da política tem consanguinidade com as famílias tradicionais e políticas do município, a família Rocha, que teve simplesmente o maior político da história da nossa terra, Francisco Rocha Pires e laços consanguíneos com o também ex-prefeito, Dr. Flávio Mesquita.
JOAO DIAS E EDILENE DIAS (PAIS DE LUCAS DIAS) |
Lucas Dias tem a seu favor a juventude, o espírito empreendedor, a história política do pai e da família, conhecimento da estrutura administrativa municipal e o tempo para tornar-se uma figura ainda mais conhecida do Junco à Caatinga do Moura.
“Se chegarmos às convenções e for evidente o nosso nome para a composição com Tiago, estarei disposto a servir a minha terra, a terra da minha família, a terra de Chico Rocha, à terra de Fernando e Carlito, à terra de Dr. Flávio, à terra de Yolanda Dias Rocha, à terra de Dr. Zeli, e de todos aqueles que já deram sua contribuição à Jacobina. Cito estes por entender a minha responsabilidade diante da grandeza e da historicidade das famílias Dias e Rocha, mas na convicção de que poderei contribuir com cada família jacobinense, com as pessoas simples, com o povo trabalhador, com a diocese e o povo católico que meus pais tanto amam e me ensinaram a amar, com a comunidade evangélica onde também tenho grandes amigos e familiares, com a classe empresarial representada por meio da Acija, CDL e Sindicato Patronal, com as associações comunitárias na sede e interior, vamos caminhar, dialogar com as pessoas, e fazê-las compreender que chegaremos ao final de 2024 com uma Jacobina mais justa e humanizada, pois tenho certeza que ainda este ano teremos uma saúde antes e depois de Tiago Dias, com resultados positivos, obras estruturantes concluídas e o povo mais simples dessa terra sendo tratado com carinho e respeito” contou Lucas.
Lucas é de família tradicionalmente católica, João Dias foi imperador do Divino Espírito Santo
Para o Prefeito Tiago Dias, o grupo tomou uma decisão acertada, optando por alguém que tem sido leal, que é destemido, leva a política no sangue e tem uma família com serviços relevantes prestados ao município.
“Hoje é um dia de alegria, estou muito feliz pela escolha do nome de Lucas, pessoa da nossa confiança, amigo fiel, presente nos momentos de conquistas e também nos mais difíceis. Caminharemos juntos na continuidade da transformação que Jacobina tanto necessita. Nosso grupo mostra que é possível enxergarmos uma Jacobina além das figuras já conhecidas, demonstramos que temos um processo de renovação política em nosso município com jovens, filhos da terra, gente que quer bem e que pode dar enorme contribuição à vida pública. Agora será um jovem do interior, um filho do mato, de escola pública, negro, mas que ama Jacobina, com um jovem advogado, de um família que construiu essa terra desde a chegada dos portugueses, empreendedor, inteligente, de pais trabalhadores, pessoas comuns, João Dias e Edilene são gente da gente, Lucas nasceu aqui, estudou aqui no Colégio Yolanda, saiu apenas para fazer sua faculdade, retornou e juntamente conosco, está desde 01 de Janeiro de 2021 contribuindo para uma nova Jacobina, sem perseguição, sem acepção de pessoas, mas com diálogo, senso humanitário, juntos pela Jacobina do Hospital Regional Estadualizado, pela Jacobina das Novas equipes da atenção básica, pela Jacobina que o ambulante tem oportunidades iguais aos grandes empresários, a Jacobina que o pobre e o rico podem ocupar o mesmo espaço, a Jacobina que será entregue até dezembro de 2024, continuará sendo construída em 2025 de forma humana e justa, dando um basta na segregação que imperou durante anos e Lucas Dias escreverá comigo essa nova história” relatou Tiago Dias.
O nome de Lucas Dias surge no momento em que há uma busca por novos nomes no cenário local, onde a juventude não demonstra interesse, porém, a sua chegada pode dar uma nova tônica não apenas à composição com o atual mandatário da ‘Cidade do Ouro’, mas também ao ambiente político jacobinense, fazendo com que todos percebam novas possibilidades. Lucas é filiado ao AGIR.
Fonte: Informa Sertão