Menos de 90 dias após o prefeito Tiago Dias anunciar a estadualização do Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou, no Diário Oficial desta quinta-feira (10), a Dispensa Emergencial Nº 034/2023 para a contratação do Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória (ISNV), que irá gerir e operacionalizar os serviços da unidade. Organização Social de direito privado e filantrópica, o ISNV já atua na gestão de Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) e hospitais nos estados da Bahia, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que atesta a sua capacidade técnica.
O secretário da Saúde de Jacobina, Mauricio Morais, celebrou a conclusão do processo de seleção pública. De acordo com o gestor, a estadualização do HRVG transformará, em definitivo, a saúde no município, colocando-o como referência nesse setor. “O Estado da Bahia assume a média e alta complexidade e o Município conseguirá atuar com qualidade na atenção primária à saúde. Além disso, estamos buscando outras parcerias para incrementar a oferta de novos serviços à nossa população”, pontuou Morais.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou que a unidade vai fortalecer a rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. “Esse é mais um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a saúde que se torna realidade. Ampliaremos a oferta de atendimento na região de Jacobina, levando saúde para quem mais precisa”, comemora.
Maurício Morais disse também que Jacobina conta com equipamentos públicos e privados que prestam excelentes serviços – hemodiálise, que triplicou a oferta nos últimos anos, Tratamento Fora Domicílio (TFD), Policlínica, UPA 24H, 22 Unidades Básicas de Saúde, vasta rede de saúde privada, dentre outros -, e tendem a ganhar força a partir dos robustos investimentos destinados à saúde nos próximos meses.
Sobre o Hospital Regional
Classificada como unidade hospitalar de médio porte, o HRVG tem 68 leitos e, com a estadualização, passará a contar com 86 leitos, um aumento de cerca de 30%. A unidade irá atender especialidades de urgência, clínica médica, saúde mental, cirúrgica, traumatologia ortopédica, obstetrícia e pediatria.
Conforme a Sesab, o equipamento de saúde ainda contará com um Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar destinado à assistência ao trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido por enfermeiro obstétrico.
Para atender na assistência de qualidade à população de Jacobina e da macrorregião Centro Norte – composta por 19 municípios e uma população estimada em 400 mil habitantes -, será necessário contratar, aproximadamente, 480 profissionais.
Fonte: Tribuna Regional