Na sua décima edição, o Encontro de Cheganças, Marujadas e Lutas entre Mouros e Cristãos este ano será realizado nos próximos dias 4 e 5 de agosto na cidade de Saubara. Acontecendo desde 2013, o evento é a principal atividade desenvolvida pelos grupos que, em 11 de fevereiro de 2019, foram registrados no livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artística sendo assim reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia.
E Jacobina não poderia ficar de fora. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e Diretoria de Cultura, representando o município, estarão apoiando e acompanhando a Marujada de Jacobina, que participará do Encontro em Saubara, no Recôncavo baiano.
O Encontro de Cheganças da Bahia é um dos mais importantes espaços para o fortalecimento da cultura popular na Bahia. “São mais de duas dezenas de grupos espalhados em todo Estado. Com esse movimento, procura-se incentivar a permanência da tradição das Cheganças na Bahia”, esclarece Márcio Gomes, Diretor de Cultura da PMJ
Alerta, alerta quem dorme!
Saia moça na janela
Oi venha ver a triste vida
Que o pobre marujo leva!
Há mais de duzentos anos, os marujos de Jacobina entoam esses versos nas “matinas” das festas de São Benedito e Santo Antônio, e outras festas tradicionais da cultura jacobinense, despertando a população.
O tilintar das castanholas e a melodiosa viola, somados aos pandeiros, conferem uma sonoridade peculiar à encenação da Marujada de Jacobina. São homens que se caracterizam como marinheiros de diversas patentes e narram suas aventuras de sobrevivência nas travessias marítimas. Louvam São Benedito a quem está relacionada toda a sua simbologia de origem, pois era o Santo devotado pelos negros às escondidas dos coronéis da mineração. A segunda-feira após o domingo de pentecostes, dia dedicado a esse Santo, é a principal data da sua apresentação.
Este ano, no 10º Encontro, estarão presente os grupos:
Chegança feminina de Arembepe – Camaçari
Chegança de Mouros de Arembepe – Camaçari
Chegança Fragata Brasileira de Camassandi – Jaguaripe
Chegança de Mouros de Taperoá
Marujada de Jacobina
Lutas entre Mouros e Cristãos de Prado
Marujada Quilombola do Remanso – Lençóis
Marujada do Divino Espirito Santo de Andaraí
Marujada Quilombola de Mangal do Barro Vermelho – Sítio do Mato
Chegança de Mouros Fragata Barca Nova de Saubara
Chegança Mouro Barca Nova Feminina de Saubara
Chegança dos Marujos Fragata Brasileira de Saubara
Marujada Barca em Rios de Lençóis
Chegança Bom Jesus dos Navegantes – Pão de Açúcar -Alagoas
O Encontro terá também a participação da Guarda de Moçambique Reino do Rosário da cidade de Timóteo no estado de Minas Gerais. O público presente poderá vivenciar uma experiência única ao ouvirem os cantos e ritmos dos tambores de uma genuína manifestação da cultura popular mineira. Vivenciar esse encontro é sobretudo celebrar essas memórias, é um instrumento de salvaguarda dessas manifestações, é a afirmação da importância de se preservar as expressões lúdicas que transcrevem a história baiana.
A Prefeitura trabalha pra Jacobina melhorar!
Programação:
Dia 04 de agosto de 2023As 10 horas apresentação do Grupo Chegança dos Marujos Fragata Brasileira na Igreja de São Domingos de Gusmão.
Dia 05 de agosto de 2023Às 9 horas Reunião entre as lideranças das Cheganças e representantes do Estado. Mesa – A Patrimonialização nacional.
Local: Casa da CulturaÀs 15 horas desfile dos grupos Saindo da rua da Rocinha
Às 17 horas apresentação dos grupos no Espaço de Evento.
Às 19 horas encerramento.