Nesta sexta-feira (01), o Governo do Estado assumiu, definitivamente, a gestão do Hospital Regional Vicentina Goulart (HRGV), marcando o desfecho das negociações iniciadas pela gestão do prefeito Tiago Dias ainda em 2021. Com investimentos de cerca de 20 milhões de reais, a unidade passou por diversas reformas e novos equipamentos foram adquiridos para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes e melhorar as condições de trabalho para as equipes. O HRVG passará de 68 para 86 leitos, o que representa um incremento de quase 30%.
Com as mudanças, o hospital passa a ser considerado uma unidade de médio porte, com posição importante na macrorregião Centro-Norte, que engloba 19 municípios e abrange uma população de quase 400 mil habitantes. A previsão é de que 480 profissionais atuem na unidade, nos serviços de urgência, clínica médica, saúde mental, cirurgia, traumatoortopedia, obstetrícia e pediatria. Será instalado ainda um Centro de Parto Normal (CPN), para realização de pré-natal e partos, atendimentos a puérperas e recém-nascidos.
Para o prefeito Tiago Dias, a estadualização do HRGV inicia um capítulo importante para a saúde do município: “Hoje é um dia histórico, pois inauguramos um novo ciclo, iniciado quando começamos as negociações ainda em 2021. O sistema de saúde de Jacobina sempre passou por dificuldades, mas a nossa gestão teve a capacidade de reconhecer o problema e buscar soluções, dentre elas dialogar com o Estado, que chegou ao entendimento de que a estadualização do Regional precisava acontecer. Devemos isso à sensibilidade e resolutividade do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana”, comemorou.
A Organização Social contratada para administrar a unidade foi a Santa Casa de Misericórdia de Oliveira dos Campinhos – Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória, com sede na cidade de Santo Amaro, na Bahia. A contratação ocorreu em caráter emergencial e compreende a gestão, operacionalização e execução de todos os serviços do hospital. Uma equipe composta por profissionais do município e do estado foi formada para conduzir e supervisionar a transição, assegurar a transparência do processo e a continuidade dos serviços prestados à população.
Fonte: TR Agora
Tags
Jacobina