Com o objetivo de amplia o acesso à saúde e à prevenção de doenças e diagnósticos, a Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, terá um incremento de R$ 623.000,00 (seiscentos e vinte e três mil reais), por mês, para contratação de equipes multidisciplinares/multiprofissionais (eMulti) na Atenção Primária à Saúde, principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A informação foi publicada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, via Portaria GM/MS Nº 1.179, de 29 de agosto de 2023, que habilita o município de Jacobina a receber recursos referentes à Assistência Financeira Emergencial para custeio de equipes de profissionais da saúde de diferentes áreas como pediatras, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, ginecologistas e farmacêuticos.
A eMulti tem atendimento garantido pelo Núcleo de Apoio à Saúde (Nasf), criado em 2008, e fortalece o cuidado multidisciplinar. O programa prevê, nesta nova fase, o custeio das equipes e novas especialidades, com: cardiologistas, dermatologistas, endocrinologistas, infectologistas e hansenologistas.
Nesta nova fase do programa, Jacobina foi contemplada com duas equipes de eMulti Complementares e uma equipe de eMulti Ampliada, o que irá assegurar cuidado integral à população e o aumento da resolutividade dos problemas da atenção primária. Os profissionais que serão contratados irão prestar atendimentos especializados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.
Fonte: Tribuna Regional