Organizações e coletivos culturais recebem qualificação para enquadrar projetos na Lei Rouanet


Após dois dias dedicados a conhecimentos teóricos, participantes terão tutoria para na elaboração dos projetos

Iniciativa da JMC e Holy Cow Criações inclui workshop e acompanhamento durante três meses

Elaborar um projeto cultural que se enquadre na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) ou seja atrativo para captação de patrocínio direto ou participação em editais exige conhecimento da Lei e de todas as normas e regras. Muitas vezes, um simples detalhe pode inviabilizar uma boa ideia e impedir uma bela produção. Foi pensando nisso que a Jacobina Mineração, através da empresa especializada Holy Cow Criações, ofereceu um treinamento completo para artistas, organizações, entidades e representantes de coletivos culturais.

“Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento de soluções em cultura e investimento social para comunidades e artistas locais”, explica Isadora Cerqueira, coordenadora de Comunicação e Comunidades. A primeira atividade foi o Workshop de Projetos Culturais Incentivados, que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro e reuniu 20 representantes de organizações locais, no qual foram abordados os principais aspectos da Lei e a estrutura de propostas, dentre outros temas pertinentes.

Para os participantes, a iniciativa amplia as possibilidades e oportunidades de atuação. “Esse curso foi de importância ímpar e saio daqui com outra visão. Como representante da música popular aqui em Jacobina, vou multiplicar este conhecimento”, afirma Vânia Elky, cantora e membro do Conselho de Cultura. “Fiquei encantada. Me sinto contemplada pela capacidade técnica da equipe, pelo material e pela metodologia. E ainda teremos uma mentoria. A gente teve dois dias de formação teórica e agora pode processar e escrever o projeto e termos alguém com a gente. Foi muito completa a formação”, comemora Inaiara Lima de Souza Nunes, diretora de Cultura de Jacobina.

Para garantir a excelência das propostas, agora os participantes terão uma tutoria da Holy Cow, que ficará disponível durante três meses para auxiliar no desenvolvimento e elaboração de projetos a serem inscritos na Lei de Incentivo à Cultura. O acompanhamento será realizado de forma remota, através de e-mail e/ou comunicação via aplicativos. A tutoria contemplará a revisão do formulário de inscrição do projeto na Lei, considerando a pertinência e adequação dos textos (resumo da proposta, objetivos, justificativa), das metas definidas, das etapas estabelecidas, das ações de acessibilidade e democratização de acesso propostas; do plano de distribuição; da planilha orçamentária e do cronograma de execução. “Acreditamos que com a qualificação dos produtores culturais locais no uso da Lei de Incentivo à Cultura e as tutorias, teremos uma grande movimentação cultural em nossa região, com muitas produções locais de excelência”, completa Isadora Cerqueira.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.

Foto: Divulgação/JMC


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem