Evento reuniu mais de 70 expositores, sendo 13 deles no Empório Sebrae, que realizaram network e ampliaram as vendas |
Por Tamara Leal
Importante evento de empreendedorismo do Centro-Norte do estado, a Feira Baiana de Negócios da Chapada Norte (Feban), reuniu, entre os dias 19 a 21 de outubro, no Centro de Convenções da Faculdade Ages de Jacobina, milhares de visitantes. Multissetorial, a Feban contou com 75 expositores de variadas atividades econômicas – do comércio à educação -, com foco nas vocações regionais.
Apoiador da feira, o Sebrae em Jacobina inovou com o Empório Sebrae, estande aberto ao público geral, que agrupou 13 empresas dos setores de alimentação e bebidas, cosméticos e artesanato, de sete municípios da região, com apresentação, degustação, lançamentos e comercialização de produtos. Potencias fornecedores, os expositores do empório também participaram de Rodadas de Negócios com possíveis compradores.
Na avaliação do gerente regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, a Feban evolui a cada edição e o Empório Sebrae possibilitou exposição das marcas, negócios e permitiu aos visitantes uma melhor visão da estrutura dos empreendimentos participantes. “O Empório Sebrae mostrou, na prática, a importância da construção dos negócios por meio do conhecimento. Inclusive os clientes, que se aperfeiçoaram ao longo deste ano, declararam a satisfação de apresentar (no estande) o que construíram com a ajuda das nossas soluções. Assim, a ação culmina no cumprimento da missão do Sebrae”, pontuou Geronilson.
Proprietário da Zafir Cosméticos, Júnior Bispo teve o primeiro contato com o Sebrae em 2022, quando participou do Empretec. De lá para cá, ele já participou da Bahia Expo & Negócios, oficinas e consultorias para internacionalização dos seus produtos. Na Feban, o empresário esteve apresentando os produtos da Zafir no Empório Sebrae.
“Sinto-me lisonjeado em participar da Feban e grato por ter exposto os nossos produtos no Empório Sebrae. A ação contribuiu com o fomento dos negócios, na microrregião e macrorregião, e nos prepara para grandes eventos, a exemplo da Bahia Expo & Negócios. Estou muito feliz com tudo que o Sebrae tem oportunizado para o meu negócio”, destacou Júnior.
Bastante visitado, o Empório Sebrae foi palco do lançamento dos pratos congelados do restaurante ‘Rancho Catarinense Comida a Kilo’, de propriedade do casal Sérgio e Sílvia Rocha. Clientes do Sebrae, com participação nas duas edições do Festival Gastronômico de Jacobina, Empretec, dentre outras soluções, o casal é referência no setor gastronômico da região. Assim como a comida servida no restaurante, os congelados primam pela qualidade sem esquecer da gastronomia regional. Houve degustação e vendas dos produtos.
Do município de Senhor do Bonfim, a Cacto Panificadora e Lanchonete apresentou uma variedade de biscoitos. Recentemente, a Cacto participou do Festival Gastronômico de Senhor do Bonfim e contou com intervenções do Sebrae para adequações de rótulos, dentre outras soluções contratadas de acordo com a necessidade/demanda para uma maior inserção dos produtos no mercado regional. Também houve degustação e comercialização dos produtos expostos.
Expuseram no Empório Sebrae as empresas Beni Saudável, Cacto Panificadora e Lanchonete, Coopag, Cacau Premium, Criativa Mesa Posta, Harmonize, Menina Flor Floricultura, Mr. Coffees, Rancho Catarinense Restaurante a Quilo, Sabor da Granola, Tutti Dely, Zafir Cosméticos, e Center Mármores e Granitos, dos municípios de Juazeiro, Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Jacobina, Várzea Nova, Barra do Rocha e Bonito.
O Sebrae realizou também Rodadas de Negócios e desfiles de moda que apresentaram peças de vestuário, calçados e acessórios que estão em alta nesta estação e as tendências para o Verão 2023/2024. Participaram da ação lojas com estandes na Feban.
Sobre a Feban
Com estrutura adequada para aliar negócios do primeiro, segundo e terceiro setores à educação e à tecnologia – com estandes, passarela, camarins, áreas gastronômicas e apresentação cultural –, a Feban objetiva evidenciar a força da economia do Centro-Norte baiano. Realizada pela Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Jacobina (PMJ), a feira teve o patrocínio da Ages, JMC/Pan American Silver, Faeb/Senar, Banco do Nordeste e Governo Federal.
Tags
Jacobina