No final da tarde desta segunda-feira (27/11), o Tenente-Coronel BM Tarcísio Ribeiro do Val, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM), concedeu uma entrevista exclusiva à equipe do blog Jacobina 24 Horas, detalhando as operações de combate aos incêndios florestais na região de Jacobina, especialmente nos municípios de Caém, Saúde e Pindobaçu.
O Coronel Tarcísio informou que duas aeronaves foram deslocadas para a região de Jacobina devido a focos de incêndios nas serras de Caém, Saúde e Pindobaçu. Os incêndios foram identificados em áreas de grutas e cachoeiras, locais turísticos e de preservação ambiental.
A chegada das aeronaves faz parte de um plano de emergência, visto que atualmente quase 200 bombeiros e cerca de 40 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) estão envolvidos no combate e monitoramento dos incêndios florestais em diversas regiões do interior da Bahia.
Quatro aeronaves modelo Air Tractor, fornecidas através do Programa Bahia Sem Fogo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), estão sendo empregadas na operação. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos às regiões atingidas também integram a operação.
Na região de Jacobina, as ações de combate aos incêndios estão sendo coordenadas pelo Aspirante Ênio, que conta com quatro grupos, dois em Caém e dois em Pindobaçu, compostos por brigadistas especializados. O apoio da aviação visa fortalecer os esforços no controle dos focos de incêndio.
O Coronel Tarcísio expressou a expectativa de que os incêndios sejam controlados até amanhã, ressaltando a importância do engajamento preventivo com a população local para evitar futuros incidentes.
Fonte: Jacobina 24h
Tags
Jacobina