Foto: Metropress/Fernanda Vilas Boas/FilipeLuiz |
Reportagem publicada originalmente no Jornal Metropole em 9 de novembro de 2023
Faltam ainda 15 meses para a sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, mas as negociações políticas para escolher o próximo presidente da Casa já estão em pleno andamento. E dois baianos aparecem como favoritos para comandar a Câmara a partir de 2025.
No seu terceiro mandato como deputado federal, Elmar Nascimento é atualmente o líder do União Brasil. Ele é amplamente reconhecido como um candidato forte na disputa, pois conta com o apoio do atual presidente Arthur Lira. Além disso, o partido ao qual pertence possui uma das maiores representações na Casa. À Rádio Metropole no início de outubro, Elmar admitiu o interesse em presidir a Câmara dos Deputados e fez questão de salientar os laços de amizade que tem com Arthur Lira.
“A gente está sempre juntos. É uma relação que hoje é familiar. Sem sombra de dúvidas, eu o considero o meu melhor amigo na Câmara dos Deputados e sei que a recíproca é verdadeira [...] Seja quem for, quando tem a possibilidade de escolher o seu sucessor, sempre procura fazer aquele que é mais próximo. Mas falta muito tempo ainda. E ninguém é candidato apenas porque tem o apoio de quem eventualmente esteja posto”, disse.
A relação entre os dois, de fato, não garante a candidatura de Elmar Nascimento nem uma eventual vitória nas urnas em 2025. Inclusive, o PP, partido de Arthur Lira, não vê com bons olhos um possível apoio do presidente da Câmara dos Deputados ao baiano. Nos bastidores, o comentário é de que o Progressista ameaça até mesmo não indicar Lira para um eventual ministério no governo Lula (PT), caso ele escolha Elmar para sucedê-lo.
A ambição do União Brasil em querer presidir o Senado, com Davi Alcolumbre, também pode criar obstáculos para o baiano, tornando seu conterrâneo, Antônio Brito, do PSD, um nome mais competitivo na disputa. À Metropole nesta semana, Antonio Brito deixou claro que pode tanto ser candidato a prefeito de Salvador como à presidência da Câmara. A decisão, segundo ele, caberá ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
Cabos eleitorais
Para Antonio Brito, Lira e o presidente Lula serão os principais cabos eleitorais na disputa pela presidência da Câmara em 2025. E, levando isso em conta, ele reconhece que Elmar é o nome preferido do atual presidente da Casa.
“A gente [eu e Lira] tem uma relação muito boa. Ele é muito afetivo, como todo nordestino. É uma figura que gosto imensamente. Evidentemente que ele tem uma preferência pessoal por Elmar. Viajam juntos. Mas ele não escolheu o candidato dele. Até porque como Arthur poderia vetar alguém que fez campanha para ele, como eu fiz?”, questionou.
Como lembra Antonio Brito, além dos dois baianos, outros nomes também já manifestaram o desejo de presidir a Câmara. São eles: o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL). Mas, apesar de Antonio Brito pregar cautela, ele tem articulado para fortalecer sua candidatura. Nos corredores da política, comenta-se que teria a simpatia da bancada petista, que tem força suficiente para impulsioná-lo na briga pela presidência da Casa.
Também há rumores de que o senador Renan Calheiros, do MDB de Alagoas, teria prometido a Kassab apoio do seu partido a Antonio Brito. O objetivo do emedebista é minar a influência de Lira no estado alagoano, onde eles são adversários políticos.
Como o jogador com mais poder político neste cenário, o presidente Lula afirmou que não pretende interferir e que é responsabilidade da Câmara dos Deputados escolher seu presidente. Contudo, todos estarão em busca do seu apoio, o qual - todo mundo sabe - pode ser determinante.
Fonte: Metro 1
Tags
Política