O Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia está de volta aos palcos do Centro histórico de Salvador. Nos dias 9 e 10/12, acontecem apresentações musicais gratuitas nos largos Pedro Archanjo e Quincas Berro D’água, no Pelourinho, das 15h às 20h. Cada Filarmônica receberá, em sua apresentação, uma pessoa artista convidada.
E neste sábado (09/12), às 16h40, no Largo Quincas Berro D´água, a Filarmônica 2 de janeiro de Jacobina, se apresenta com participação de Lazzo Matumbi.
🔸A Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina, fundada em 02 de Janeiro do ano de 1878, completará 145 anos de existência ininterruptas, sendo a terceira Filarmônica mais antiga da Bahia e a sétima do Brasil. Faz parte da rica história cultural da cidade de Jacobina, responsável por animar os antigos micaretas, carnavais da região e os grandes bailes que existiam na cidade.
🔸Lazzo Matumbi, nome artístico de Lázaro Jerônimo Ferreira, tem mais 40 anos de carreira na música, é um cantor, compositor e ativista brasileiro, um dos expoentes da música negra baiana oriundos do bloco afro Ilê Aiyê, e considerado “uma das vozes mais marcantes da música baiana”. Lazzo é considerado um dos criadores do samba-reggae, Em 2016 Lazzo foi agraciado com a Comenda Senador Abdias Nascimento pelo Senado Federal do Brasil, premiação que reconhece anualmente as personalidades brasileiras que se destacam na defesa da cultura negra no país.
Tags
Jacobina