A Paraíba pretende criar um Complexo Industrial, Tecnológico e Portuário, conhecido como Porto de Águas Profundas, e a cidade nova de Mataraca. O projeto é tão moderno que levou o apelido de “cidade do futuro”.
No entanto, a empresa que demonstrou intenção de construção, a Brazil CRT, de origem chinesa, apresentou um projeto semelhante ao de Shenzhen, metrópole daquele país.
Veja uma comparação:
A empresa Brazil CRT assinou um termo de intenções para as construções, na segunda-feira (11/12). Uma audiência entre o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga, os proprietários das terras cedidas e o governador da Paraíba, João Azevedo, está marcada para esta terça-feira (12/12).
De acordo com veículos de imprensa locais, a previsão é da geração de 100 mil empregos diretos e indiretos.
A metrópole de Shenzhen fica no sudeste da China, e é conhecida principalmente por seus arranha-céus (como o Ping An Finance Center), parques de diversão, e imersão tecnológica e de comércio. A empresa responsável pela elaboração do design do projeto de Shenzen na China, apontada como Henning larsen, é especializada na criação de cidades inteligentes.
A empresa Brazil CRT
A Brazil CRT é a abreviação da companhia Brasil CRT da Construção de Nova Cidade Ltda, uma empresa do setor de construção, cuja matriz seria a Brasil Empreendimentos Grupo Internacional. Ela capital social equivalente a R$ 800 bilhões, de acordo com os dados disponíveis para consulta de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
A empresa estaria ativa desde 2011, e tem sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados consultados teriam sido atualizados pela última vez em novembro deste ano.
Ainda de acordo com as informações do CNPJ, os sócios da empresa seriam Jianing e Ruotian Chen. Não foi possível identificar maiores informações sobre eles ou contatá-los diretamente.
Fonte: Metrópoles
Tags
Brasil