Foi com grande festa e alegria que a Paróquia São Gonçalo de Amarante, da cidade de Caém, celebraram a memória do padroeiro nesta quarta-feira (10). A festa contou com celebrações de missas, na Igreja Matriz, procissão pelas ruas da cidade e com o tradicional Leilão de Prendas.
Em torno da fé e devoção Caém celebra sua principal festa religiosa, preservando a história e homenageando aquele que contribuiu com grandes exemplos para o mundo, o seu padroeiro, São Gonçalo de Amarante.
SOBRE O SANTO
Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante.
São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em sua homenagem.