Fãs de trap celebram encontro de Teto e Matuê no Festival de Verão Salvador

Fãs de trap falam sobre importância do gênero na cena musical — Foto: Reprodução/TV Bahia


Fãs de trap baianos celebram o encontro de Teto e Matuê, grandes nomes do gênero musical, no Festival de Verão Salvador. Os jovens artistas subirão ao palco do evento no dia 28 de janeiro, no Parque de Exposições.

O Trap é um subgênero do rap/hip-hop que nasceu no começo dos 2000, nos Estados Unidos. Em menos de 10 anos, artistas já haviam conquistado admiradores em todo o mundo. [Veja detalhes abaixo] No Brasil, Teto e Matuê estão entre os maiores nomes do ritmo, e ambos são nordestinos. Teto é de Jacobina, na região norte da Bahia, e Matuê é do Ceará.

Moradores do bairro de Pernambués, na capital baiana, os cantores Aka Divina e 16 Bits destacaram o trap como um instrumento de educação e transformação para os jovens da periferia.

"Tem muita gente da favela na cena, conquistando espaço. É uma possibilidade de conseguir renda, de gerar renda para casa, de levar coisa para sua família. Então é muito importante [a presença desse gênero muscial] em festivais grandes", afirmou Aka Divina.

Além disso, 16 Bits relatou como o trap e gêneros derivados entraram em sua vida e, também, na de seus amigos, gerando grande transformação.

"O hip hop entrou em nossas vidas, aqui nesse bairro, como forma de educação, de resgate, já que a cultura às vezes é esvaziada na periferia de Salvador. A cultura se encontra um pouco ausente. Então o hip hop acrescenta na vida das pessoas através da arte".

Jeovani Soeito e o filho Guilherme — Foto: Reprodução/TV Bahia

Fã mirim de Teto, Guilherme Soeiro, de 6 anos, contou que a paixão pelas músicas do artista surgiu após ele ouvir seu pai, o empresário Jeovani Soeiro, escutar as canções do cantor baiano.

"Meu pai estava ouvindo [Teto], ele colocou algumas músicas e eu comecei a gostar", disse o pequeno.

Como as letras desse gênero musical tendem a falar sobre violência e criminalidade, Jeovani disse que tem cuidado ao explicar o significado dos hits para o filho. "Me preocupo em mostrar que é a vida real, que faz parte da vida de nossos parentes, de nossos amigos, da minha origem. É algo que a gente precisa tomar cuidado e acompanhar de perto, afinal ´we uma criança", explicou.

O que é trap

Trapper Teto em Jacobina, cidade baiana onde nasceu — Foto: Redes sociais


O trap é caracterizado pelo uso de batidas pesadas, sintetizadores, samples de instrumentos acústicos e eletrônicos. O nome “trap” vem da palavra “trap house”, termo que se refere às casas onde se vendiam drogas em bairros dos Estados Unidos, de modo ilegal.

As letras das músicas retratam a realidade dos bairros periféricos, destacando a violência, a vida nas ruas e a luta pela sobrevivência. O trap se tornou um dos gêneros musicais mais populares dos últimos anos e se tornou uma forte expressão artística e social.


Fonte: g1 Bahia




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem