Adquirido via Coapes, equipamento vai agilizar exames de raio X, contribuir com a qualidade de vida dos profissionais e preservação do meio ambiente
A Faculdade Ages de Medicina em Irecê, integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, realizou, no dia 23 de março, a entrega de processadora digital CR Regius Sigma à Secretaria da Saúde do Município de Irecê, no Centro-Norte baiano. O equipamento vai modernizar e dinamizar o atendimento de raio X na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) de Irecê.
A entrega faz parte do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), firmado entre a Ages e a Prefeitura de Irecê (PMI), e foi realizada pelo gerente da Ages em Irecê, Charles Bulhões, ao secretário de saúde do município de Irecê, Daniel Cunha Araújo.
“A Ages fica imensamente feliz em poder contribuir com a melhoria dos serviços de saúde de Irecê e região. Esse equipamento representa mais um passo significativo em direção à modernização e eficiência do sistema de saúde pública. A processadora digital é uma ferramenta que possibilita captar e manter uma qualidade elevada de imagem de diagnóstico no apoio de uma gama de necessidades médicas”, destacou Bulhões.
Para Daniel Araújo, a parceria entre a Ages e a Prefeitura é muito importante e, por meio dela, é possível implementar ainda mais os serviços de saúde no município. Ele também explicou que a processadora digital será acoplada ao aparelho de raio X da UPA 24h, em substituição ao equipamento mais antigo que utiliza produtos químicos.
“Com essa nova aquisição, o exame de raio X passa a ser totalmente tecnológico, sem químicos, o que contribui para a qualidade de vida do técnico de Radiologia, preservação do meio ambiente, mais nitidez das imagens, consequentemente, melhor diagnóstico médico. Só temos a agradecer a Ages pela grande parceira, em todos os sentidos, com a Secretaria da Saúde de Irecê”, ressaltou Daniel.
Sobre o Copaes
O Coapes prevê a utilização da rede de saúde local como campo de prática aos alunos (graduandos e/ou residentes) da Faculdade Ages de Medicina em Irecê, com o objetivo de qualificar a inserção do aluno na rede e integrar ensino e serviço. Os recursos do Coapes são empregados em bens duráveis que possibilitam uma melhor estrutura às unidades de atendimento e, consequentemente, o serviço de saúde dentro do município.
Participam do Comitê Gestor do Coapes representantes da Secretaria Municipal da Saúde, do Conselho Municipal da Saúde e da Faculdade Ages que, após apresentação de demanda por parte do Município, traça plano de ação e liberação dos recursos para aquisição dos materiais.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São
Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.
Sobre a Ages
A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais. Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC
avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.
Tags
Região