Uma brasileira que assistia ao jogo entre Valencia e Real Madrid, no Estádio Mestalla, em Valência, na Espanha, na noite de sábado (2), flagrou uma criança chamando o atacante brasileiro Vini Jr de "mono" - "macaco" em espanhol, ofensa que se tornou comum nos estádios do país em direção ao jogador. Na partida, o camisa 7 marcou dois gols, garantindo um empate, e fez uma comemoração antirracista em frente aos torcedores.
No vídeo, ao ser notada, a mãe da criança se enfurece e parte para cima da brasileira, que quase teve o celular tomado. Além de ouvir ameaças da mulher, ela disse que policiais a pediram para "se comportar".
"Quando teve o lance da falta, ouvi um coro com todo esse setor do estádioo, atrás do gol, chamando ele de 'mono'. Mas o que mais me incomodou foi uma criança duas cadeiras ao meu lado chamando ele de 'mono' o tempo todo. É algo tão recorrente para eles, tão normal, que a mãe me disse que não era ofensa. Que só estavam chamando ele de um animal", contou, em entrevista ao ESPN.
Ainda segundo a brasileira, a comemoração de Vini no segundo gol do Real Madrid serviu de munição para os torcedores do Valença, que aumentaram a ofensiva.
"Chamaram polícia, segurança e tudo. Chorei muito depois do jogo. Me senti extremamente ameaçada e ninguém fez nada para me defender. Todo mundo achou que eu era a errada da situação. Me senti bastante ameaçada e com medo. Me tocaram, e era um homem. Eu disse que ele não poderia e que não tinha o direito de me tocar", afirmou.
Fonte: BNews
A ESPN teve acesso a um vídeo no qual uma criança xinga Vinicius Júnior de macaco. Os adultos com o menor tentam impedir a gravação, feita por uma brasileira nas arquibancadas do Mestalla. Conversei com Anna Anjos, autora do vídeo, residente em Barcelona, que viajou até Valência… pic.twitter.com/XmJFatFPGx
— Gustavo Hofman (@gustavohofman) March 3, 2024
Tags
Sports