Foto: Flickr/Governo do Rio Grande do Sul |
A Polícia Federal pode ser acionada pelo Governo para investigar e responsabilizar divulgação de fake news relacionadas a tragédia climática do Rio Grande do Sul. Uma força-tarefa para checar informações e contestar as notícias falsas para conter a circulação nas redes sociais.
Uma equipe de comunicação identifica, monitora e apura as notícias. Após a checagem, os conteúdos são divulgados em grupos com a imprensa e nos perfis oficiais do governo nas redes sociais. Além disso, um canal direto com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, foi inserido para avaliar e denunciar perfis que atuam na criação e amplificação de conteúdos falsos ou descontextualizados.
O foco da parceria é manter o controle de publicações com dados incorretos que circulam desde o início das enchentes no estado gaúcho. “Neste momento de calamidade, a desinformação pode agravar ainda mais a situação. Pedimos a todos que sejam responsáveis ao compartilhar informações e confiem apenas em fontes confiáveis. Juntos, podemos enfrentar essa crise com seriedade e solidariedade”, disse a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.
Ações com a Polícia Civil e o Ministério Público, foram acionadas pelo Estado para que os responsáveis pela criação de informações e de perfis falsos do governo para aplicar golpes sejam investigados e, em casos comprovados, punidos.
Fonte: Metro 1
Tags
Brasil