Foto: Valter Campanato/Agência Brasil |
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta segunda-feira (6), mais 10 pessoas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Sete pessoas foram condenadas a 14 anos de prisão, duas a 17 anos e outra a 11 anos e 11 meses. Ao todo já foram julgados 216 casos acusados de envolvimento na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Os réus foram condenados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A denuncias foram feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
As defesas do acusados alegaram, cada uma em ação penal própria, que a PGR não conseguiu individualizar as condutas dos réus, que teriam comparecido aos atos com intenções pacíficas, não podendo ser responsabilizados por crimes cometidos coletivamente.
Ao todo, o órgão apresentou ao menos 1,4 mil denúncias relacionais aos atos golpistas de 8 de janeiro. Foram fechados, até o momento, 203 acordos com réus acusados de crimes menos graves.
Fonte:: Metro 1
Tags
Política