Apagão mundial: Gol e Latam pedem que passageiros verifiquem voos; clientes XP e Localiza relatam problemas

Foto: André Galassi/EPTV

O apagão cibernético iniciado na manhã desta sexta-feira (19), já causa alguns problemas e complicações no Brasil. Empresas aéreas brasileiras solicitaram que os passageiros verifiquem o andamento de seus seus voos e foram registrados alguns atrasos no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). De acordo com a companhia do terminal, o apagão prejudicou voos e há aeronaves paradas na pista esperando decolagem, de acordo com a concessionária, via publicação do G1.

A Gol e a Latam informaram que não sofreram impacto da pane. Já a Azul disse que podem haver atrasos pontuais. A organização recomendou ainda que os clientes cheguem mais cedo aos aeroportos mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia para a realização de check-in.

"A Azul informa que, devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes", afirmou a Azul.

A sugestão também foi feita pela Latam. A organização pediu ainda que seus clientes verifiquem o status dos voos como medida de precaução.

"O Grupo LATAM informa que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft a nível mundial. O Grupo LATAM recomenda aos seus passageiros que verifiquem o status dos voos como medida de precaução. O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros", comunicou a Latam.

"Os sistemas e as operações da GOL nos aeroportos não sofreram impactos até o momento", apontou a Gol.

Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicou que “monitora a situação e está em contato com os operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e minimizar eventuais impactos no setor aéreo".

Além das companhias aéreas, outras empresas registram o problema. É o caso da XP Investimentos e Localiza. Clientes das duas entidades relataram dificuldades no acesso aos canais da organização. De acordo com o Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços online, foram constatados 74% de problemas no Trading da organização; 16% no Login e 10% no Gerenciamento de Portfólio.
Fonte: Bahia Notícias

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