Roberta Santana falou sobre ampliação no número de profissionais do Mais Médicos que atenderão a Bahia |Débora Marques/BNews |
A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, falou nesta quarta-feira (17) sobre planos para o fortalecimento do programa Mais Médicos, do governo federal, na Bahia. As declarações foram dadas durante a abertura do Módulo de Acolhimento dos Profissionais do programa Mais Médicos, realizado no auditório da SESAB, no CAB, em Salvador.
"É um momento de acolhimento onde fazemos a integração, a apresentação dos dados de saúde da região, permitindo a integração do médico com a comunidade. Houve um processo de formação realizado no início do ano e hoje selamos essa parceria entre a atenção primária, especialmente a secretaria de saúde, com os municípios, para que a gente possa fortalecer cada vez mais", disse.
De acordo com a secretária, na Bahia, o programa conta hoje com 1.466 médicos participantes, que atuam em 355 municípios, o que corresponde a um percentual de 86% do total atendido. Há a expectativa, porém, de ampliar esse número com a chegada de mais 146 profissionais, totalizando 1.612.
"Independente de questões políticas, temos estreitado essa parceria. A maior prova disso é quando a gente aloca, seja investimento, seja recurso, nesse município. Sabemos que o governo federal indistintamente tem colocado os profissionais de saúde para trabalhar. Dentro dessa perspectiva, o que a gente quer é cada vez mais, fortalecer a parceria com os municípios. Os dados mostram que onde a atenção primária é mais baixa, o número de internamento é mais elevado", ressaltou.
Fonte: BNews
Tags
Saúde