Embasa automatiza sistemas de abastecimento no Centro Norte da Bahia



Os sistemas que são abastecidos pela Barragem do França já podem ser controlados remotamente, conforme automação concluída neste mês de julho. A partir de agora, as estruturas operacionais que compõem os sistemas integrados de Miguel Calmon, Piritiba/Mundo Novo e Umbuzeiro, além do sistema local do França, podem ser visualizadas em tempo real, permitindo o acionamento de motores e bombas. A Embasa investiu cerca de R$ 1 milhão na implantação da automação do sistema.

Com a conclusão das intervenções, as informações mais relevantes dos sistemas estão disponíveis no supervisório, uma tela que reúne dados como armazenamento de água nos reservatórios, funcionamento de bombas, motores e equipamentos eletroeletrônicos. Com isso, será possível intervir mais rapidamente no ponto exato de eventuais problemas, já que o dispositivo mostra todo o funcionamento dos sistemas. Este dispositivo também gera relatórios técnicos com registro do histórico de operação.

Custos operacionais como o deslocamento de equipes buscando inconsistências na operação do sistema, bem como o gasto com energia serão reduzidos. “A partir da automação, será possível implementar ações para redução de perdas de água, além de melhorar a gestão operacional para reduzir a oscilação no abastecimento e maior agilidade na checagem de eventuais paradas do sistema por queda de energia elétrica ou pane nos equipamentos”, explicou o engenheiro civil Alisson Sousa, que atua na unidade da Embasa em Irecê.

Foto: Mateus Dourado / Acervo Embasa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem