Município de Jacobina cresce no IDEB 2023


A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria Municipal da Educação, informa um salto positivo para o município, especialmente nos Anos Iniciais - 4,6 (2021-4,5) e Anos Finais - 3,6 (2021-3,8), na Rede de Ensino Básico de Jacobina.

“Esses dados serão utilizados para orientações pedagógicas focalizadas e melhor adaptadas às escolas da Rede Básica do município. Além disso, os resultados mostram que o trabalho que vem sendo desenvolvido é acertado. O cenário ainda é desafiador, mas a Prefeitura em parceria com a Secretaria da Educação, tem feito investimentos importantes no acesso, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes, o que nos faz ter a certeza de resultados ainda melhores daqui para frente", destacou o Secretário Celso Santos.

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nessa quarta-feira (14), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, principal indicador da qualidade do ensino básico e médio no país.

Principal indicador da educação básica pública e privada, o Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.

O Ideb leva em consideração o desempenho das redes básicas de ensino. Nesse caso, os dados são separados entre os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e os anos finais (do 6º ao 9º ano).

As notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação de Português e Matemática, que foi aplicada nos meses de outubro e novembro do ano passado, e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar, são levados em consideração pelo Ideb, para composição do índice.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem