Presidente e diretora do instituto se reuniram com os responsáveis administrativos, profissionais e pacientes renais |
De 20 e 23 de agosto, o presidente e a diretora financeira do Instituto de Defesa dos Pacientes Crônicos Renais do Estado da Bahia (Renal Bahia), José Vasconcelos e Rosimeire Correia, visitaram o Instituto do Rim (IDR), o Pronto Atendimento em Hemodiálise (PAHD) e a Hemodiálise de Valença, respectivamente, nos municípios de Itaberaba, Jacobina e Valença, interior do estado. Durante a agenda, eles se reuniram com os responsáveis administrativos, profissionais e pacientes renais das clínicas.
O objetivo da atividade do Instituto Renal Bahia é conhecer as unidades, entender o que está sendo feito nas clínicas de hemodiálise, que prestam atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as melhorias e as dificuldades que essas unidades de saúde têm enfrentado em relação a medicações, vacinações e dificuldades quanto aos processos de repasse de verbas.
Henrique Bloise, diretor administrativo do IDR e da Hemodiálise de Valença, falou sobre as visitas: “Foi uma satisfação receber o presidente José Vasconcelos em nossas unidades. Isso contribui com a saúde, ajuda a trazer inovações e conquistas, do Instituto Renal Bahia, para os nossos pacientes”, pontua Henrique, que divide a diretoria administrativa do IDR com Patrícia Bloise. Ela ainda é diretora da PAHD junto com Túlio César C. Santos Martins.
Em Itaberaba, o presidente do Renal Bahia esteve no IDR, unidade com 54 colaboradores e que atendem cerca de 190 pacientes, em 16 municípios do Piemonte do Paraguaçu. Na cidade, ele comemorou a marca de mil sessões de hemodiálise realizadas pelo IDR em pacientes diagnosticados com insuficiência renal aguda internados no Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu (HRPP). “Poder fazer o tratamento renal, agudo ou crônico, perto da sua residência dá um maior conforto ao paciente e significa a vida para quem precisa do serviço”, destacou.
Já em Jacobina, José Vasconcelos visitou a Clínica de Hemodiálise PAHD. Na unidade são atendidos mais 250 pacientes de Jacobina e 18 municípios do Centro-Norte baiano. Também membro do Conselho Estadual de Saúde, Vasconcelos concedeu entrevista ao radialista Geyder Gomes, da Serrana Líder FM, e falou sobre o ‘Setembro Verde’ e avanços para os pacientes renais da Bahia, a exemplo do aumento do valor do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), ajuda de custo para locomoção e alimentação dos pacientes.
Ex paciente renal e transplantado, José Vasconcelos conhece de perto a luta de milhares de baianos que sofrem de insuficiência renal. O presidente do Renal Bahia finalizou a agenda na Hemodiálise de Valença, em Valença, e destacou a importância de conhecer, cada vez mais, os serviços e a realidade dos pacientes renais crônicos em todo o estado. Na clínica, são atendidos 230 pacientes de 19 municípios do Baixo Sul da Bahia.
Por Tamara Leal