Rumo à Europa! Estudantes e professor da rede municipal de Jacobina participam de intercâmbio sociocultural em Portugal em novembro

Projeto Era Uma Vez Brasil anunciou nomes de alunos e professor jacobinenses em evento realizado no Comuja

Quatorze estudantes e um professor da rede pública de ensino de Jacobina acabaram de carimbar o passaporte ruma à Europa! O grupo terá oportunidade de conhecer mais sobre a sua própria história de forma muito especial: através de um intercâmbio cultural em Portugal promovido pelo projeto “Era Uma Vez… Brasil”. Os intercambistas foram anunciados no dia 7 de agosto, durante evento realizado no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (Comuja). O evento marcou também o lançamento do livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto.

Em novembro, durante os dez dias de viagem a Lisboa, alunos e professor descobrirão um outro lado da História do Brasil, visitando museus, monumentos históricos e também escolas portuguesas, onde irão compartilhar experiências e conhecimento com outros adolescentes. Junto com ao grupo jacobinense, estarão outros 105 estudantes e professores brasileiros da Bahia, Pernambuco e São Paulo.


A viagem é uma das etapas do “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação que reconta a História do país, trabalhando em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais e exaltando a importância dos povos originários na construção histórica do país. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o projeto chega à sua oitava edição em 2024 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.

A iniciativa desenvolve, desde março, uma jornada de conhecimento com atividades que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. De lá pra cá, já foram realizadas duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”. Em Jacobina, o projeto contou com 509 estudantes inscritos.

Em Jacobina, o projeto conta com a importante parceria da Jacobina Mineração, patrocinadora do projeto, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

“Apoiar o projeto “Era Uma Vez… Brasil”, em mais uma etapa, é um orgulho para a Jacobina Mineração. Possibilitar essa experiência de vida, assim como uma imersão cultural e histórica, promovendo a aprendizagem e enriquecimento educacional dos estudantes e professores envolvidos é muito importante para Jacobina. Essa trajetória, com formação a partir de um ponto de vista crítico e plural, vai transformar para sempre a vida de todos os participantes”, destaca Antonio Marcos Mendonça, Gerente Geral da Jacobina Mineração.


VIAJANTES
Entre os intercambistas jacobinenses anunciados estão a professora Tatiane Pereira dos Santos (Colégio Dr. Marcos Jacobina), e os estudantes Isabella Dos Santos Pinheiro​ (Crescenciano Fernades Pires), Lays Souza Santos (Gilberto Dias Miranda), Gabriel Oliveira Paiva (Gilberto Dias Miranda), Daniel Souza Santos​ (Dr. Marcos Jacobina), Samara Souza Da Silva​ (Dr. Marcos Jacobina), João Hugo Santos Souza​ (Elvira da Costa Pires), Tainá Galvão do Nascimento (Esther Tupinambá de Morais), Laura Beatriz Santana de Souza (Colégio José Prado Alves), Robert Reinar Santos Alves​ (Colégio José Prado Alves), Davyd Luca Souza Silva (Núbia Maria Mangabeira Guerra), Iohanna Macedo De Lima​ (Núbia Maria Mangabeira Guerra), Sofia Vitória França Angelo​ (Núbia Maria Mangabeira Guerra), Dionísio Matos Alves (Colégio Municipal Pedro Daltro), Kethilynn Quieroz Gonzaga​ (Armando Xavier de Oliveira).

Além do anúncio, o evento foi marcado também pelo lançamento do livro de histórias em quadrinhos (HQs) “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e de quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a segunda etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

Fotos: Divulgação

Fonte: Jacobina 24 Horas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem