Quase 35 mil candidatos a vereador não receberam 1 centavo na campanha


São Paulo — Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 48,4% dos candidatos a vereador no estado de São Paulo declararam não ter recebido um centavo sequer para fazer campanha nas eleições deste ano, percentual que corresponde a 34.872 candidaturas. As declarações foram atualizados na última sexta-feira (27/9), faltando apenas nove dias da eleição, em 6 de outubro.

Apesar do grande número de candidatos sem receita, há dentro de mesmos partidos diferenças gritantes no montante recebido pelos postulantes a um cargo nas câmaras municipais. É o caso do PSD na capital paulista. O vereador e candidato à reeleição Rodrigo Goulart recebeu mais de R$ 4 milhões, sendo até aqui o candidato com mais receita. Já na ponta oposta está o candidato da mesma legenda Claudio Batista dos Santos, com R$ 80 mil.

Ao todo, são 71.997 candidatos a vereador nos 645 municípios do estado, sendo que 46.825 são homens e 12.688, mulheres. Até a última atualização do TSE antes da publicação desta reportagem, 47,37% dos candidatos homens (22.184) e 50,4% das mulheres candidatas (12.688) não haviam recebido nenhum dinheiro para usar nas suas campanhas.

Há diferentes formas legais de os candidatos receberem receita para suas campanhas. Os valores podem vir de doações de pessoas físicas, dos próprios candidatos e, como é mais comum, pelos recursos dos próprios partidos, como por meio do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.
Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem