Prefeitura de Caém faz o lançamento do Plano Municipal de Turismo


A Prefeitura de Caém, através da Secretaria de Educação, Esporte e Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Cria Rumo Consultoria, apresentou na tarde desta quarta-feira (16), o seu primeiro Plano Municipal de Turismo (Planturis).

A elaboração do Plano, que contou com as participações da sociedade civil e entidades do setor, apresenta ações organizadas por temas, como turismo de base comunitária (TBC), tipo de turismo que se caracteriza por colocar a comunidade local em destaque, envolvendo-a em todos os processos e operações.

Considerado um norteador das políticas públicas de turismo de Caém o Planturis é um documento que traz a perspectiva de atuação para fomentar e fortalecer o turismo no município no período de dez anos.

Durante o evento, o prefeito de Caém, Arnaldinho Oliveira disse que o Planturis, que nasce em consonância com o Plano Nacional de Turismo. é um novo vetor de desenvolvimento sustentável para o município que irá beneficiar toda a população, principalmente do ponto de vista econômico.

Conforme o prefeito Arnaldino Oliveira, ao longo da criação do plano, a população, instituições, empresários, artistas, artesãos e todos ligados ao turismo, foram ouvidos e, além disso, foram feitas capacitações que serão aplicadas com a finalidade de criar estratégias para fortalecer e divulgar os potenciais turísticos da zona rural e urbana.

“Mantendo o princípio do planejamento que norteia nossa gestão, após ações para identificar potencialidades, prioridades, dificuldades e necessidades, elaboramos o nosso Plano de Turismo de forma participativa, ouvindo diversos setores da sociedade, atendendo as aspirações dos segmentos comerciais, entidades e comunidades da sede e do interior”, ressaltou o prefeito.

A apresentação do Plano Municipal de Turismo de Caém foi o primeiro evento oficial a utilizar o auditório Manoel Gonçalves Moreira, inaugurado recentemente. Estiveram presentes representantes culturais, estudantes, professores, secretários municipais, entre outros.

Fonte: Jacobina 24 Horas





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem