‘Nós vamos dar a resposta agora’, diz Jerônimo sobre ações de segurança na Bahia

Foto: Jorge Jesus/bahia.ba

Diante da escalada da violência na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que abordou a execução de ações imediatas na área da segurança durante a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. De acordo com o gestor estadual, foi solicitado ao mandatário a ampliação de recursos para a área.

“A iniciativa do presidente Lula foi exemplar para nós. Independente de quem falou o que, nós nos sentimos acolhidos. Nós discutimos ações imediatas contra o crime, ações de fronteiras por onde passam armas, drogas e criminosos. [Falamos também sobre] sistema de inteligência que, independente de um sistema único de segurança, nós vamos dar a resposta agora. Eu pedi ao presidente que fizesse como a saúde e a educação fazem com a ata de registo de preços”, informou Jerônimo na abertura do G20, em Salvador, na segunda-feira (5).

Na semana passada, o Ministério da Justiça reuniu o presidente Lula e governadores para apresentar ao Poder Judiciário a Proposta de Emenda Constitucional para aperfeiçoar o sistema de segurança pública no Brasil.

“Quando a gente vai comprar armas, viaturas, equipamentos é difícil porque são equipamentos importantes porque às vezes é muito caro. Falamos com o presidente para disponibilizar uma ata para ter acesso aos recursos. O valor de repasse aos estados pudesse ser ampliado para ter uma mão amiga”, acrescenta.

A PEC do ministério propõe colocar na Constituição o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei 13.675, de 11 de junho de 2018; Atualizar as competências da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF); e Constitucionalizar o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.

Fonte: Bahia. Ba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem